SOBRE

Meu nome é MARCOS MOTA

Autor de literatura fantástica infantojuvenil


Marcos Mota nasceu em Muriaé, cidade da Zona da Mata mineira, onde passou sua infância e adolescência frequentando a biblioteca da escola e a biblioteca municipal.

Cursou quatro anos de Farmácia/Bioquímica na Universidade Federal do Espírito Santo. Largou o curso e retornou para Minas, onde se formou em Engenharia de Produção. Trabalha há 19 anos na Petrobras e escreve em seu tempo de folga. Atualmente, reside em Belo Horizonte com esposa e filhas.

Em 2009, inventando e contando histórias de ninar para seu sobrinho de 5 anos, descobriu que tinha vocação e imaginação suficientes para escrever um livro.

Na época, conheceu a revisora, Sofia Araújo, que o encorajou a terminar sua primeira história, totalizando 354 páginas. Não ficou muito boa, mas ele não desistiu. Até 2013, escreveu outros 5 livros todos não publicados. O sétimo foi “Os Objetos de Poder”, que mais tarde se tornaria o primeiro da coleção de mesmo nome e ganharia subtítulo de: “O ENIGMA DOS DADOS”, lançado em dezembro de 2014 pela Editora Novo Século.

O livro encontrava-se à venda em vários sites, mas em nenhum local físico. Marcos deixou vários exemplares em empresas de comercialização, entrou em contato com inúmeras distribuidoras com o intuito de conseguir a oportunidade, porém sem sucesso.

Vários meses se passaram até que, em um glorioso dia, finalmente ele recebeu um telefonema do dono de uma grande feira de livros escolares, Jair, que demonstrou interesse em vender “O ENIGMA DOS DADOS”. Finalmente, a oportunidade encontrou o preparo.

Em meados de 2015, sua parte da tiragem já se esgotava. Marcos Mota, então, foi encorajado a produzir por conta própria uma nova edição de sua obra, uma vez que a editora que lançara a primeira edição do livro mantinha o desinteresse em colocá-lo à venda nas livrarias físicas e fazer a divulgação.

Como estratégia, pois o desafio era enorme para ele, que até então nunca tinha editado um livro sequer, decidiu lançar um texto menor visando minimizar os custos de produção e verificar a qualidade do produto final. Foi com tais propósitos que “O FILHO DO COVEIRO” ganhou vida.

Neste período, ele conheceu Layon Rodrigues, proprietário da Elemento Zero, responsável pela capa e diagramação das primeiras edições de suas Obras como autor independente.

Já em novembro de 2015 a segunda edição de “O ENIGMA DOS DADOS” se encontrava pronta e em março de 2016, conforme prometera para seus leitores, o segundo livro da série “O CEMITÉRIO DOS ANÕES” foi lançado na Bienal do Livro de Minas, estabelecendo o sucesso do primeiro.

No final deste ano, uma ligação surpreendente da editora LÊ selou o contrato de edição da coleção e a estendeu para os 7 volumes inicialmente imaginados pelo autor.

Em 2017, foi lançado “A MALDIÇÃO DAS FADAS”, terceiro volume, e reeditados os anteriores.

Em 2018, “O RESGATE DO PALADINO” selou definitivamente o sucesso de Objetos de Poder com um final aberto que levou os leitores à loucura. Literalmente à ela, pois em 2019 foi lançado o quinto livro com este título “A MONTANHA DA LOUCURA”.

No decorrer desta jornada que está apenas começando, Marcos Mota se uniu aos escritores da Liga de Autores Mineiros, potencializando força para sua participação em inúmeros eventos; começou a ter suas Obras adotadas por várias escolas, que o abraçaram como escritor contemporâneo de Fantasia para crianças, adolescentes e jovens.

O sexto livro da coleção, com título provisório de “O TÚMULO NO PROMONTÓRIO”, teve seu lançamento adiado duas vezes. A primeira delas em 2021 e a segunda no ano de retorno presencial da Bienal do Livro de Minas (2022), culminando no pedido de quebra dos contratos por parte de autor.

Mas o ano de 2022 não foi tomado somente por situações insatisfatórias. Para suprir o vácuo deixado por anos sem um lançamento, Marcos escreveu junto com sua filha Sophia Dornellas “O REI DE BRANCO E A RAINHA DA NOITE”. Livro inédito que se encaixa como um spin-off da coleção Objetos de Poder. A obra seria lançada de forma independente, mas os autores foram convidados a publicá-la pela editora UNIDUNI.

Em 2023, Marcos Mota estava disposto a publicar todos os seis livros da coleção de forma digital pela AMAZON, uma vez que o custo das publicações impressas demandaria custos e recursos incalculáveis para o autor. Porém, em fevereiro deste ano, Marcos Mota foi convidado a lançar a coleção pela editora CIRANDA CULTURAL, pelo selo PRINCIPIS.

As novas edições já se encontram à venda pelo site da Amazon.

O Enigma dos Dados

O Cemitério dos Anões

A Maldição das Fadas

Um time enorme de profissionais está trabalhando em cada detalhe da coleção, que promete se tornar um marco para a literatura fantástica infantojuvenil brasileira.

Com presença forte na redes sociais, o escritor pretende fazer dos dois últimos capítulos da coleção, livros 6 e 7, um evento inesquecível para todos os leitores.