Abaixo listamos três maneiras para você montar o arco de seus personagens:
1) Arco de mudança
Este é um tipo de arco positivo onde o personagem sofre uma transformação completa. É utilizado para protagonistas.
Seu personagem começa a história como uma pessoa frágil, insegura, desprezada ou sem sorte. Seria a pessoa mais improvável para salvar o mundo ou fazer algo significativo.
Contudo, no decorrer da trama ele vai deixando de ser o tipo de pessoa reativa e passa à ação. Seu despertar ocorre quando ele descobre uma verdade sobre si ou sobre o mundo que o cerca. O tipo de descoberta e a maneira como ele reage a ela é que tornarão sua história interessante e original. Este tipo de arco costuma gerar o herói ou salvador.
2) Arco de crescimento
É um arco muito usado para personagens coadjuvantes e é do tipo positivo. Seu personagem ganhará virtudes.
A diferença em relação ao arco de mudança é que aqui a transformação não é completa. Ela ocorre apenas em algumas camadas de seu personagem.
Por agir em poucas camadas da personalidade e descrição do personagem, este tipo arco pode ser utilizado para se criar excelentes plottwists.
Por exemplo: um escudeiro que não demonstra ser totalmente fiel a seu senhor, mas que no final da história surpreende, salvando-o de ser traído.
3) Arco de queda
São utilizados em histórias de origem de vilões (Coringa, Malévola, Darth Vader…).
O personagem é apresentado como uma pessoa boa. Mesmo que seu universo não seja perfeito, ele se sente feliz e grato pela vida. Tudo vai bem. Podemos, inclusive, colocá-lo como uma pessoa bem-sucedida.
No decorrer da trama, ele tem suas convicções postas à prova e, com isso, dois caminhos interessantes podem ser seguidos:
1. Inserir sua mudança definitiva no midpoint no Ato II e a destruição do personagem no desfecho.
2. Fazê-lo abraçar a mudança negativas no clímax da narração (como plotpoint, por exemplo) e logo após o clímax descrever sua derrota.
A mudança pode ser causada por vários motivos: decisões malfeitas, desilusão, violências sofridas…
Este arco mostra a decadência de um personagem e sua consequente destruição. Termina com o personagem morto, louco ou corrompido. O importante é que ele esteja irreconhecível no final.