o autorMarcos Mota nasceu em Muriaé, cidade da Zona da Mata mineira, onde passou sua infância e adolescência frequentando a biblioteca da escola e a biblioteca municipal.

Cursou quatro anos de Farmácia/Bioquímica na Universidade Federal do Espírito Santo. Largou o curso e retornou para Minas, onde se formou em Engenharia de Produção. Atualmente, reside em Belo Horizonte com esposa e filhos.

Em 2009, inventando e contando histórias de ninar para seu sobrinho de 5 anos, descobriu que tinha vocação e imaginação suficiente para escrever um livro.

Na época, conheceu sua revisora, Sofia Araújo, que o encorajou a terminar sua primeira história, totalizando 354 páginas. Não ficou muito boa, mas ele não desistiu. Até 2013, escreveu outros 5 livros todos não publicados. O sétimo foi “Os Objetos de Poder”, que mais tarde se tornaria o primeiro da coleção de mesmo nome e ganharia subtítulo de: “O ENIGMA DOS DADOS”, lançado em dezembro de 2014 pela Editora Novo Século.

O livro encontrava-se à venda em vários sites, mas em nenhum local físico. Marcos deixou vários exemplares em empresas de comercialização, entrou em contato com inúmeras distribuidoras com o intuito de conseguir a oportunidade, porém sem sucesso.

Vários meses se passaram até que, em um glorioso dia, finalmente ele recebeu um telefonema do dono de uma grande feira de livros escolares, Jair, que demonstrou interesse em vender “O ENIGMA DOS DADOS”. Finalmente, a oportunidade encontrou o preparo.

Em meados de 2015, sua parte da tiragem já se esgotava. Marcos Mota, então, foi encorajado a produzir sua própria Obra, uma vez que a editora que lançara a primeira edição do livro mantinha o desinteresse em colocá-lo à venda nas livrarias físicas.

Como estratégia, pois o desafio era enorme para ele, que até então nunca tinha editado um livro sequer, decidiu lançar um texto menor visando minimizar os custos de produção e verificar a qualidade do produto final. Foi com tais propósitos que “O FILHO DO COVEIRO” ganhou vida.

Neste período, ele conheceu Layon Rodrigues, proprietário da Elemento Zero, que assina as capas e diagramações de suas Obras, outro parceiro foi acrescentado no time que se formava.

Já em novembro de 2015 a segunda edição de “O ENIGMA DOS DADOS” se encontrava pronta e em março de 2016, conforme prometera para seus leitores, o segundo livro da série “O CEMITÉRIO DOS ANÕES” foi lançado na Bienal do Livro de Minas, estabelecendo o sucesso do primeiro.

No decorrer desta jornada que está apenas começando, Marcos Mota se uniu aos escritores da Liga de Autores Mineiros, potencializando força para sua participação em inúmeros eventos; começou a ter suas Obras adotadas por várias escolas, que o abraçaram como escritor contemporâneo de Fantasia para crianças, adolescentes e jovens; e desenvolveu um relacionamento espetacular com a Livraria Leitura, possibilitando extraordinários pontos de vendas para suas obras.

Em dezembro de 2016, fechou contrato da série “OBJETOS DE PODER” com a Editora Lê e, agora, tem assistido seus livros alcançarem todo o território nacional.

Contato: mrmribeiro@hotmail.com