3 dicas que facilitam a leitura

Tempo de leitura: 3 minutos

O brasileiro não costuma ser conhecido como um povo que gosta de ler. Triste fato! Pensando nisso, com o intuito de gerar leitores, deixarei listadas 3 dicas que vão ajudá-lo a se tornar um leitor voraz.

1) AJUSTE SUA MENTE

Uma das palavras mais faladas ultimamente pelo bando de coachs que invadiu o cenário nacional nos últimos anos é “mindset”, que quer dizer mentalidade. E eles estão certos quando usam este termo para explicar que precisa haver uma mudança de mentalidade para que uma pessoa conquiste algo. Este pra mim é o fator número 1 capaz de facilitar a leitura.

Perceba que leitores vorazes sempre encontram tempo para ler. Isso ocorre porque eles possuem a mentalidade de quem “DESEJA LER”. Isso é o princípio de tudo na vida. Para você fazer algo, primeiro você precisa desejar que este algo seja realizado.

Você pode não gostar de salada (assim como eu), mas sabe que ela faz bem à saúde. Logo, você precisa desejar ter uma boa saúde. Não alimente o pensamento que diz “salada é ruim, não tem gosto”. Ao invés disso, valorize a ideia de que “salada fará bem para sua saúde”.

Esta é a primeira dica: comece a trabalhar sua mente para que ela entenda os benefícios da leitura, os ganhos que você terá ao se tornar um leitor. O gosto pela leitura virá com o tempo..

2) SELECIONE UM LIVRO DE SUA PREFERÊNCIA

Certa vez eu estava num trabalho de turno noturno de 12 horas por seis dias seguidos. Era intenso e muito cansativo. Ainda assim, ao chegar em casa, eu nunca dormia sem ler pelo menos mais um capítulo do livro. Comecei a me perguntar o que me mantinha aceso e ligado à leitura mesmo estando tão exausto. A resposta que encontrei foi “esse livro é bom demais”.

A propósito, o livro era “Os olhos do dragão”, de Stephen King. E realmente é um livro com uma história fascinante.

Você precisa encontrar uma leitura que lhe agrade. Somos seres cheios de preferências e para a leitura não seria diferente. Inclusive, devemos entender que esta preferência não é algo imutável. Ao contrário, nossos gostos variam inclusive com o tempo.

Escolha bem o gênero literário, o estilo de escrita e o número de páginas que lhe convém. No começo, essa escolha será feita no acerto/erro. Mas com o tempo, lhe garanto, você vai ler a sinopse do livro e saberá se lhe agrada.

3) LEIA UM CAPÍTULO POR DIA

Estamos falando sobre como facilitar a leitura de um livro. Uma das táticas mais eficazes é você se propor a ler um capítulo por dia. Isso não significa que você não possa estipular a leitura de 2 ou 3 por dia, apenas estamos passando uma estratégia para ajudá-lo.

Quando estabelecemos metas curtas e facilmente realizáveis, ficamos encorajados. Mesmo que o livro tenha capítulos longos, tenho certeza que um único capítulo não lhe custará mais que 20 ou 30 minutos (para leitores avançados custa bem menos).

Se o livro tem 20 capítulos, você terminará sua leitura em menos de um mês. Ah, você pode estar pensando que é muito pouco ler um único livro por mês. OK! Mas lembre-se que a maioria dos brasileiros sequer leem um único livro por ano.

E isso é apenas uma estratégia inicial. Com o tempo, o mindset e o livro certos, tenho certeza que você estará lendo muitos livros por mês.

Veja o testemunho desse leitor que começou:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *