3 dicas para construir o arco do seu personagem

Tempo de leitura: 2 minutos

Arco diz respeito à transformação que o personagem sofre no decorrer de uma história. O arco geralmente está presente na construção do personagem principal – lembre-se que boas histórias contam sobre a transformação de seus protagonistas. Mas outros tipos de personagens também podem possuir um.

O arco faz o personagem se tornar complexo e, por consequência, também mais atrativo e interessante para os leitores. A seguir, listei 3 dicas para ajudá-lo a desenvolver personagens cativantes, utilizando este conceito.

1) APRESENTE CAMADA POR CAMADA

A psicologia mostra que o ser humano é formado por inúmeras camadas físicas (cor dos olhos, tipo de cabelo, altura…) e morais (crenças, valores, autoestima, autoimagem, opiniões, atitudes dominantes…).

Quando conhecemos uma pessoa, suas camadas não nos são apresentadas todas de uma vez. Ao longo do relacionamento elas vão sendo reveladas. E é assim que você deve proceder ao desenvolver seu protagonista. O leitor deve conhecê-lo aos poucos e, muitas vezes, ser surpreendido.

Dilua a apresentação das camadas de seu personagem ao longo da trama.

Não é uma regra, mas geralmente as primeiras características de um personagem que descrevemos são as físicas, camadas externas. Podemos citar traços de seu comportamento, claro, desde que não entreguemos tudo de uma só vez. O pulo do gato está na palavra DESENVOLVER o personagem, que significa: tirar aquilo que o envolve, fazer-se crescer, tornar-se maior. E é isso que deve acontecer com seu protagonista à medida que a história caminha.

2) INTRODUZA UMA PERTURBAÇÃO

Como nossas camadas mais internas são reveladas para o próximo? Você já escutou alguém dizer “quer conhecer quem é a pessoa que está ao seu lado, vá comer um pouquinho de sal com ela”?

Esta é a resposta. São nas situações difíceis que nós externamos, de fato, aquelas características mais ocultas de nossa personalidade e caráter.

O leitor precisa conhecer nosso personagem aos poucos no decorrer da trama. Já dissemos isto. E a melhor maneira disso ocorrer é através da introdução de situações que irão perturbar os interesses do personagem em questão. Por isso, insira um obstáculo e mostre para o leitor a forma como seu personagem reage a ele.

A cada novo capítulo coloque dificuldades crescentes. Ao chegar no clímax, seu protagonista estará revelado por completo.

3) MOSTRE A MUDANÇA

O conceito de arco de personagem pressupõe uma transformação. Ela precisa ser evidenciada no final da história, mas não basta você contá-la. Você precisava mostrar para seu leitor que realmente seu personagem não é mais o mesmo.

Crie uma situação onde ele tenha a oportunidade de reagir emocionalmente como no início do livro e o faça tomar a decisão contrária a que ele tomou lá atrás.

Essa virada é o ponto final do arco, a prova de que houve uma mudança, de que as coisas não são mais as mesmas, de que a jornada gerou um resultado.

Nos links abaixo, você poderá aprender um pouco mais sobre arco de personagem:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *