3 dicas de arco do personagem

Tempo de leitura: 2 minutos

O arco de um personagem pode ser positivo ou negativo. Se você não sabe o que significa cada um destes conceitos, assista o vídeo:

Abaixo listamos três maneiras para você montar o arco de seus personagens:

1) Arco de mudança

Este é um tipo de arco positivo onde o personagem sofre uma transformação completa. É utilizado para protagonistas.

Seu personagem começa a história como uma pessoa frágil, insegura, desprezada ou sem sorte. Seria a pessoa mais improvável para salvar o mundo ou fazer algo significativo.

Contudo, no decorrer da trama ele vai deixando de ser o tipo de pessoa reativa e passa à ação. Seu despertar ocorre quando ele descobre uma verdade sobre si ou sobre o mundo que o cerca. O tipo de descoberta e a maneira como ele reage a ela é que tornarão sua história interessante e original. Este tipo de arco costuma gerar o herói ou salvador.

2) Arco de crescimento

É um arco muito usado para personagens coadjuvantes e é do tipo positivo. Seu personagem ganhará virtudes.

A diferença em relação ao arco de mudança é que aqui a transformação não é completa. Ela ocorre apenas em algumas camadas de seu personagem.

Por agir em poucas camadas da personalidade e descrição do personagem, este tipo arco pode ser utilizado para se criar excelentes plottwists.

Por exemplo: um escudeiro que não demonstra ser totalmente fiel a seu senhor, mas que no final da história surpreende, salvando-o de ser traído.

3) Arco de queda

São utilizados em histórias de origem de vilões (Coringa, Malévola, Darth Vader…).

O personagem é apresentado como uma pessoa boa. Mesmo que seu universo não seja perfeito, ele se sente feliz e grato pela vida. Tudo vai bem. Podemos, inclusive, colocá-lo como uma pessoa bem-sucedida.

No decorrer da trama, ele tem suas convicções postas à prova e, com isso, dois caminhos interessantes podem ser seguidos:

1.       Inserir sua mudança definitiva no midpoint no Ato II e a destruição do personagem no desfecho.

2.       Fazê-lo abraçar a mudança negativas no clímax da narração (como plotpoint, por exemplo) e logo após o clímax descrever sua derrota.

A mudança pode ser causada por vários motivos: decisões malfeitas, desilusão, violências sofridas…

Este arco mostra a decadência de um personagem e sua consequente destruição. Termina com o personagem morto, louco ou corrompido. O importante é que ele esteja irreconhecível no final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *