Tipos de capítulos

Tempo de leitura: 2 minutos

Não me recordo quando finalmente estruturei os tipos de capítulos de uma história da forma como vou explicar agora. Mas é certo que não foi algo que surgiu completamente da minha cabeça, pois me recordo de ter lido um artigo em inglês falando coisa semelhante ao que estabeleci na minha “Teoria Geral da Escrita”.

Toda narração, e isso você pode notar facilmente nos filmes, possui momentos em que a história “anda”, ela se movimenta; e momentos em que “nada parece ocorrer”, os personagens ficam conversando, enquanto planejam algo ou tomam “fôlego”.

A forma que explicarei aqui para se classificar os capítulos de um livro baseia-se nessa premissa. Sendo assim podemos separar todos os capítulos em dois grandes grupos:

CAPÍTULO DE MOVIMENTO

É o capítulo onde os eventos fazem com que a trama se mova. Com isso, não quero dizer que obrigatoriamente deva haver cenas de ação, embora seja algo muito comum e predominante neste tipo de capítulo.

Eles se caracterizam pela ação ou reação do protagonista aos fatos. Um garoto que descobre que é um filho adotivo terá uma reação à descoberta, por exemplo, e a trama se moverá. Um personagem que morre atinge completamente o comportamento de todas as demais figuras da trama. Uma batalha, uma luta ou uma briga também indica que algo está se movendo (agora literalmente) no enredo.

CAPÍTULO DE TRANSIÇÃO (ou PASSAGEM)

Um dos movimentos que todo bom texto deve possuir chama-se EFEITO. E uma das maneiras de se produzir efeito, potencializando assim a emoção do leitor, é inserindo contrastes na história a ser escrita. Inclusive contraste entre capítulos.

Um livro só com capítulos de movimento cansa. Sendo assim, uma das funções do capítulo de transição é quebrar essa tensão emocional provocada no leitor e, consequentemente, prepará-lo para o próximo capítulo de ação.

É no capítulo de transição também que geralmente explicamos melhor o universo da história para o leitor, podemos apresentar conceitos, provocar a proximidade do casal romântico e melhorar a descrição de personagens.

Se você quer saber um pouco mais sobre como eu trabalho e alterno esses tipos de capítulos nos meus livros, assista ao vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *