Elementos da narrativa

Elementos da narrativa

Tempo de leitura: 2 minutos

Narração é um gênero literário. Provavelmente o mais utilizado hoje em dia por escritores. Trata-se de contar algo sobre alguém. Ou seja, sempre que você está contando um fato ocorrido com você ou com outra pessoa, você está narrando, produzindo uma narração.

Muitas pessoas fazem isso muito bem, sem mesmo perceberem que estão utilizando todos os elementos que uma narração deve possuir. Quais são estes elementos?

NARRADOR

O primeiro elemento da narração é o NARRADOR. Quando você conta um caso, você conta algo sobre você ou sobre outra pessoa. Quando nós contamos algo que ocorreu conosco, usamos o pronome EU e NÓS, na primeira pessoa. Isso sinaliza que temos um NARRADOR PERSONAGEM ou NARRADOR PROTAGONISTA.

Quando estamos falando de algo que aconteceu com outra pessoa, utilizamos os pronomes ELE, ELA, ELES, ELAS. O narrador é conhecido como NARRADOR OBSERVADOR.

Se este narrador Observador souber até os pensamentos dos personagens, ele pode ser chamado de NARRADOR ONISCIENTE.

ESPAÇO

É o segundo elemento de uma narrativa. Diz respeito ao local em que o fato narrado está ocorrendo.

TEMPO

O tempo em que os fatos ocorrem em uma narrativa pode ser de duas maneiras:

CRONOLÓGICO: quando os fatos são narrados em relação ao passar das horas de um relógio. Quando contamos a história fato após fato sucessivamente, temos um tempo cronológico LINEAR. Se os fatos não estiverem em ordem com os acontecimentos, chamamos de tempo cronológico NÃO-LINEAR.

A passagem de tempo cronológico é evidenciada no texto por expressões como: Algumas horas depois, Ao entardecer, No dia seguinte…

PSICOLÓGICO: ocorre quando narramos eventos sem conexão com o tempo do relógio, semelhante ao que ocorre nos sonhos ou em nossas lembranças.

PERSONAGEM

Podem ser classificado quanto à importância que desempenham na trama, quanto à complexidade de atributos que possuem ou quanto à existência.

ENREDO

Trata-se do esqueleto da história. É a sequência de fatos de uma narrativa. O enredo possui divisões e alguns recursos capazes de fazê-lo tocar as emoções do leitor. Basicamente é dividido em início, meio e fim. Ou ainda, apresentação, confrontação e desfecho.

Você pode aprender ainda mais assistindo ao vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *